sexta-feira, 20 de julho de 2007

ESTUDO EM REDE - UFRGS e UFC

Durante o mês de julho foram realizadas três atividades em conjunto com a UFC. Estas atividades foram desenvolvidas durante a visita do pesquisador Cristiano Richter à Fortaleza. A primeira delas teve como objetivo realizar um levantamento sistemático de manifestações patológicas de alvenaria em empreendimentos habitacionais de baixa renda, a fim de comparar as manifestações entre os estados do RS e CE. A segunda, objetiva analisar as possíveis causas das manifestações patológicas identificadas nos diferentes estados e propor melhorias no processo construtivo, tanto de projeto como na fase de construção. E por fim, a terceira, procurou analisar a aplicação do processo construtivo de alvenaria estrutural com uso de blocos de concreto e cerâmicos em Fortaleza.

O levantamento de manifestações patológicas será realizado através de uma ferramenta de coleta sistemática de dados, por observação direta, desenvolvida por Richter et al. (2007). Para aplicação dessa ferramenta, durante a visita, foi realizado um treinamento de sua aplicação em dois empreendimentos do programa PAR da região. O objetivo desse treinamento é para que a coleta dos dados seja realizada da mesma maneira nas diferentes regiões. Assim, pretende-se diagnosticar uma amostra representativa dos empreendimentos de Fortaleza, analisando também as possíveis diferenças entre os sistemas construtivos utilizados. O término deste estudo está previsto para novembro desse ano.

Após a identificação das manifestações patológicas de cada empreendimento, a análise das possíveis causas será realizada a partir da observação dos projetos e do processo de construção dos empreendimentos, como também de entrevistas com os engenheiros e envolvidos com o processo. Através da análise das causas será possível propor melhorias na qualidade do processo construtivo.

A análise da aplicação do processo construtivo de alvenaria estrutural foi realizada através de visitas em indústrias de componentes e canteiros de obras, bem como através de entrevistas com profissionais envolvidos com o processo. Durante a visita foi traçado um breve panorama da situação de toda a cadeia produtiva da alvenaria estrutural. Através dessa análise foi possível identificar alguns gargalos que dificultam a aplicação do processo construtivo em Fortaleza. O grupo de pesquisa da UFC vai se aprofundar nessa análise e propor melhorias para a cadeia produtiva da alvenaria estrutural.

Os resultados desses estudos serão divulgados em relatórios de pesquisa, seminários e através de publicações científicas. Por fim, cabe salientar a importância do desenvolvimento de estudos em rede, pois são fundamentais para disseminar o conhecimento nas diferentes regiões e fortalecer a identidade de cada núcleo de pesquisa.

Nenhum comentário: